Noções básicas do Moksha




(An example of a Places Gadget)
Organize as suas Tarefas com as Áreas de trabalho Virtuais

(An example of a Places Gadget)
As áreas de trabalho virtuais permitem agrupar aplicações de um determinado tipo numa área de trabalho e as de um tipo diferente noutro. Inicialmente tem quatro áreas de trabalho virtuais, mas pode alterar este número.

O paginador no painel mostra pequenos gráficos das áreas de trabalho disponíveis com as aplicações em execução em cada uma.

Existem várias formas de alternar entre elas:

  • Com o Paginador, basta clicar no gráfico da área de trabalho em que deseja estar.
  • Utilizar a tecla de atalho: Ctrl+Alt + <Seta> na direção que deseja mover-se.
  • Escolha a sua área de trabalho desejada via Menu principal -> Área de trabalho -> Virtual (apenas com o módulo de menu clássico!).

(Main Menu)
Toda a área de trabalho é um Menu

Um clique em qualquer espaço vazio da área de trabalho fará surgir o Menu Principal, onde poderá lançar aplicações, ajustar definições, desligar o sistema, e assim por diante. Este é o padrão numa nova instalação do Moksha. A maioria considera-o muito conveniente. Para os poucos que não o fazem, o "Mostrar Menu Principal", pode ser facilmente removido/configurado em: Menu Principal -> Definições -> Painel de definições -> Entrada -> Combinações do rato, juntamente com quaisquer outras combinações do rato.

Clicando com o botão direito do rato num espaço vazio na área de trabalho, surgirá o Menu Favoritos. Uma vez que não existem aplicações favoritas numa nova instalação do Moksha, o Menu Favoritos mostrará a lista vazia. Está à sua espera em antecipação para adicionar aplicações! Para o fazer, vá para o Menu Principal -> Definições -> Painel de definições -> Aplicações -> Aplicações favoritas


(Gadgets)
Muitos Gadgets mostram informações do sistema

Os Gadgets desempenham uma grande variedade de funções. Muitos mostram informações do sistema, tais como nível de bateria, hora ou frequência da CPU. Outros permitem interagir com o sistema de alguma forma, tais como ajustar o volume ou a luminosidade do ecrã. A maioria permite várias instâncias em diferentes locais, por exemplo num painel, bem como na área de trabalho.

Podem ser encontrados e adicionados à área de trabalho via: Menu principal -> Definições -> Gadgets

(Module Settings)



Disponibilidade de Gadgets de controlo de módulos

Um gadget só estará disponível se o seu módulo for carregado. Em termos simples, um gadget é uma instância de um módulo. Para carregar/descarregar módulos, vá a Menu principal -> Definições -> Módulos. O Moksha vem com uma vasta seleção de módulos instalados por padrão, e mais podem ser instalados a seu critério através da AppCenter do Bodhi, Gestor de Pacotes Synaptic ou Terminal.




Painéis - A Barra de Tarefas / A área de notificação do sistema / A Doca

O Moksha fornece painéis para alojar os seus gadgets e lançadores - uma alternativa conveniente para os ter na área de trabalho (a maioria dos gadgets pode ser adicionada aos painéis). Os painéis podem ser colocados em qualquer parte da sua área de trabalho e pode ter mais de um painel numa área de trabalho, assim como diferentes painéis em diferentes áreas de trabalho virtuais. A gestão do número de painéis bem como a sua localização, tamanho e outros atributos é feita em Menu principal -> Definições -> Painéis. Para gerir o conteúdo de um painel (ou seja, os seus gadgets), clique com o botão direito no painel e escolha Painel -> Conteúdo. (Um painel padrão com muitos Gadgets)

(An Example of Shading)
Sombreamento - Alternativa à Minimização

Quer tirar uma janela do seu caminho mas não quer minimizá-la para a barra de tarefas? Então sombreia-a! Basta fazer duplo clique na barra de título de qualquer janela para "enrolar para cima", e fazer duplo clique na barra de título para "enrolar para baixo" novamente.

A imagem aqui mostra duas instâncias do Terminology, uma que está sombreada e outra que não está. O Terminology é atualmente o terminal predefinido no Moksha.


Alguns atalhos práticos:

Os atalhos são referidos como Combinação de teclas no Moksha e podem ser acionados, por exemplo, clicando com o rato numa extremidade do ecrã, premindo uma combinação de teclas, ou premindo uma tecla + clique do rato. São categorizados da seguinte forma:
  • Combinações da margem (margens do ecrã)
  • Combinação de teclas (teclado)
  • Combinaçoes do rato (rato+tecla)
  • Combinações de ACPI (eventos)
Pode configurar as suas próprias combinações, mas muitas já foram configuradas por padrão. Estas incluem:

Alt+<clique-esquerdo> (rato)
permite clicar em qualquer lugar na janela para agarrá-la e reposicioná-la

<clique-esquerdo> (rato)
numa parte aberta da área de trabalho, abre o menu principal

<clique-direito> (rato)
numa parte aberta da área de trabalho, abre o menu favoritos

Ctrl+Alt+X (tecla)
fecha uma janela

Ctrl+Alt+<seta> (tecla)
muda para a área de trabalho virtual na direção selecionada

Ctrl+Alt+M (tecla)
apresenta o menu principal

Shift+F10 (tecla)
maximiza uma janela na vertical

Alt+Shift+F10 (tecla)
maximiza uma janela na horizontal

Alt+Tab (tecla)
troca entre janelas na mesma área de trabalho



Todas as ligações podem ser localizadas e configuradas em:
Menu principal -> Definições -> Painel de definições -> Entrada -> Combinação de teclas

Para mais informações e uma lista completa de todas as combinações de teclas predefinidas, veja a Bodhi Wiki.

(Midori being selected from Everything Gadget)

O Lançador rápido é um módulo do Moksha que, como o seu nome indica, permite-lhe encontrar e abrir coisas no computador. Deseja chegar à janela Aplicações favoritas para configurar o seu Menu de Favoritos? Então basta escrever fav no separador Tudo e premir Enter. Deseja iniciar o Terminology? Então introduza "term" no Lançador rápido. Este breve guia apenas descreve as funcionalidades básicas do lançador. Para mais informações, siga as ligações na página de Recursos no final deste Guia de Iniciação Rápida.

Pode abrir o Lançador rápido ao clicar no seu gadget a partir do painel, ou premindo a combinação de teclas Alt+Esc ou Ctrl+Alt+Space, ou a partir do Menu Principal -> Lançador rápido. A janela fecha-se automaticamente depois de executar a ação solicitada, ou então premindo a tecla Esc ou clicando fora da janela.